quinta-feira, 17 de julho de 2014

SOM "CORO DA TERRA" REGISTRADO POR SONDAS DA NASA



Duas sondas da Agência Espacial Norte-americana (NASA) conseguiram captar o 'canto da Terra' com a maior nitidez conseguida até agora. Este som é o fruto das radiações que rodeiam o planeta, formadas por partículas carregadas que ficam presas no campo magnético da Terra. “Este som era o que captaríamos se tivéssemos antenas em vez de ouvidos”, explica Craig Kletzing, investigador da Universidade de Iowa, em comunicado da NASA. Estes ruídos são muitas vezes referidos como 'o coro do amanhecer' pois muitos radio-amadores já os ouviam há décadas, precisamente no início do dia.


Os sons captados pelas sondas gémeas RBSP (Radiation Belt Storm Probes, ou sondas de exploração das cinturas de radiação) lançadas para o espaço em Agosto, provêm da cintura de Van Allen, que rodeia o planeta e onde partículas de elevada energia ficam magneticamente aprisionadas.
A gravação foi realizada pelo instrumento EMFISIS (Electric and Magnetic Field Instrument Suite and Integrated Science), da Universidade de Iowa. Pensa-se que as ondas de rádio cumprem um papel crucial na dinamização dos electrões que constituem as cinturas de radiação.
Uma das missões das sondas gémeas é determinar se o 'coro' é responsável pelos chamados electrões assassinos, que representam um sério risco para os astronautas e para os satélites que orbitam a Terra.
Pensa-se que a maioria dos electrões do espaço são inofensivos, pois têm níveis de energia muito reduzidos para provocar danos a seres humanos ou sistemas electrónicos.
Mas os electrões que entram em contacto com as ondas de rádio do 'coro' sofrem um aumento grande de energia que poderá ser perigoso, segundo uma das teorias que a missão está a investigar.
"A produção de electrões assassinos é algo muito debatido e as ondas de rádio são somente uma das possíveis explicações", diz Dave Sibeck, outro dos cientistas da missão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário