quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CINCO PLANETAS ALINHADOS A OLHO NU PELA PRIMEIRA VEZ

Pela primeira vez desde 2005, seremos capazes de ver cinco planetas (Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio) a olho nu de uma só vez.
Este alinhamento é um evento razoavelmente raro. Todos os planetas têm diferentes rotações ao redor do sol, de forma que vê-los em uma só linha é “algo que vale a pena”, de acordo com o Dr. Alan Duffy, da Universidade Swinburne em Melbourne, Austrália.
O fenômeno vai durar um mês. De hoje, 20 de janeiro, até 20 de fevereiro, será possível apreciar os cinco objetos espaciais no céu, entre o horizonte e a lua.
Como observá-los
Duffy explica que os planetas mais fáceis de serem vistos são Vênus e Júpiter. Mercúrio representa o maior desafio, porque estará muito próximo ao horizonte e ficará facilmente “escondido”.
Em ambos os hemisférios norte e sul, o melhor momento para ver os cinco planetas juntos é pouco antes do amanhecer. No entanto, é preciso procurar um local aberto com céu suficientemente escuro, coisa praticamente impossível de se encontrar em áreas urbanas. 

Assim suas melhores chances de observar o alinhamento incomum é ir para uma área remota com pouca luz.  Em seguida oriente-se a partir da lua e procure Jupíter, o primeiro da fila e um dos mais brilhantes.