sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NIKOLA TESLA "MEU CÉREBRO É APENAS UM RECEPTOR"

Nikola Tesla

“Meu cérebro é apenas um receptor. No universo há uma fonte
de onde obtemos conhecimento, força e inspiração. O que fiz 
 foi acessar os segredos desta fonte, mas sei que ela existe”

Site O Pensador

ESTRELA LL ORIONIS

Rostos materializados

A estrela LL Orionis sopra um vento forte que se choca com o material da Nebulosa de Órion, formando 'ondas de gás' no espaço (à esquerda). Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), essa estrutura chega a ter 0,5 ano-luz de diâmetro.

Nasa

SOFTWARE REVELA PADRÃO SECRETO NO LIVRO DO GÊNESIS


Visualizador de Buscas
No que parece mais o enredo de uma novela de Dan Brown, cientistas conseguiram encontrar um "padrão secreto" em um dos textos mais estudados do mundo: o livro Gênesis, da Bíblia.

O feito coube a Gordon Rugg (Universidade Keele - UK) e David Musgrave (Universidade Amridge- EUA).

A dupla criou um programa de análise de textos, chamado Visualizador de Buscas, que representa o texto completo como uma grade, onde cada quadrado representa uma palavra.

As palavras que estão sendo procuradas no texto são representadas como quadrados coloridos.

"Nosso novo método para visualização de textos significa que um livro inteiro pode ser representado em uma única página A4, permitindo que você veja padrões muito facilmente. Ele oferece uma forma simples e rápida para que os pesquisadores identifiquem padrões, ou vejam quais de suas ideias podem ser pistas falsas, o que é uma informação importante para pesquisadores lidando com textos grandes," disse Rugg.

O Código do Gênesis
A surpresa veio quando os pesquisadores resolveram procurar pelas palavras "vida" e "morte" no livro do Gênesis.

O visualizador de buscas mostrou um padrão literário que permaneceu escondido dos estudiosos até hoje.

A ferramenta revelou uma técnica conhecida como escalonamento, que faz um "sanduíche" de um tema entre duas menções de outro tema.

Essa técnica é muito usada hoje pela mídia, quando as más notícias são intercaladas entre duas notícias boas.

A nova análise do Gênesis revelou um padrão muito claro de escalonamento de duas palavras-chave - "vida" e "morte".

Os versículos de abertura e fechamento do Gênesis contém menções frequentes à vida, enquanto menções à morte somente são encontrados em versículos centrais.

"Se isso foi feito consciente ou inconscientemente, provavelmente permanecerá um mistério, embora as razões possíveis para o padrão podem ser suavizar as mensagens negativas da morte, ou talvez justapor vida e morte para um maior impacto," disse Rugg.

Enquanto os teólogos se preparam para debater a questão, outras buscas de mistérios podem ser feitas por qualquer interessado. A ferramenta de visualização de buscas foi disponibilizada online, no endereço www.searchvisualizer.com.
 
Site Inovação Tecnológica

MISTERIOSO HEXÁGONO DE SATURNO

Durante um voo até os arredores de Saturno na década de 1980, a sonda espacial Voyager registrou uma estranha nuvem hexagonal no pólo norte do planeta. Quase trinta anos se passaram e ninguém ainda pode afirmar com certeza o que há por trás do fenômeno.

A imagem acima foi obtida pela sonda espacial Cassini e, comparada com os registros feitos pela Voyager, mostra como a nuvem se manteve relativamente estável mesmo após mais de duas décadas – abaixo é possível ver como a nuvem mantém a forma mesmo em rotação.
Pesquisadores simularam hexágonos e outras formas poligonais com um turbilhonamento de líquido dentro de um tanque em velocidades variáveis, sugerindo que o hexágono de Saturno pode ser uma esquisitice da mecânica dos fluidos de corpos em rotação. No entanto, a longevidade e estabilidade desta corrente de jato de Saturno vão deixar os cientistas coçando suas cabeças nos próximos anos.

Especialistas acreditam que o formato foi criado a partir de ventos conhecidos como “correntes de jato”, correntes de ar velozes que acontecem nas camadas mais altas da atmosfera.

Para se ter uma ideia das dimensões da nuvem, basta dizer que nela caberiam “quatro Terras”.

Na parte superior da imagem é possível ver a sombra de Júpiter sobre os anéis de Saturno.

Nasa, HypeScience