domingo, 7 de abril de 2013

QUASICRISTAIS QUE RENDERAM NOBEL PODEM SER EXTRATERRESTRES



Sua descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Química de 2011 a Daniel Shechtman.

O padrão dos isótopos de oxigênio se mostrou distinto de qualquer outro já visto em qualquer outro encontrado na Terra.[Imagem: Luca Bindi/Paul Steinhardt]

Peças dos chamados quasicristais, cuja formação até então desafiava os cientistas, podem ter vindo do espaço, segundo um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
Descobertos em 1982, ganharam essa denominação porque rompem a simetria encontrada nos demais cristais. Sua estrutura é ordenada, mas não periódica.
Eles também possuem propriedades físicas e elétricas diferentes.
Antes da premiação, contudo, Shechtman teve que lidar com o ceticismo de seus colegas cientistas, que tentaram desacreditar não apenas sua descoberta, mas também ele próprio.
E, se não a história já não fosse suficiente, agora uma nova peça junta-se ao quebra-cabeças dos quasicristais: a possibilidade de que eles sejam de origem extraterrestre.
Os quasicristais eram produtos exclusivos dos laboratórios até serem pela primeira vez encontrados na natureza, há dois anos, nas montanhas Koryak, na Rússia.

A análise do material mostrou que os quasicristais encontrados na Rússia têm
em sua composição elementos que apontam uma origem extraterrestre. Segundo
o estudo, as pedras podem ter chegado à terra a bordo de meteoritos.

A descoberta em 2009 dos cristais nas montanhas russas foi feita pela equipe de geólogos do professor Luca Bindi.

O mineral, que possui alumínio e ferro em sua composição, mostrou que os quasicristais podem se manter estáveis sob condições naturais. Mas o processo que havia criado as estruturas ainda era uma incógnita.

No estudo Bindi diz que testes adicionais mostram indícios de que os minerais encontrados na Rússia podem ter origem fora da Terra. Eles usaram a técnica de espectrometria de massa para medir as diferentes formas, chamadas de isótopos, do elemento oxigênio, também presente em partes do mineral.

O padrão dos isótopos de oxigênio é distinto de qualquer outro encontrado no planeta. A estrutura se mostrou similar à das encontradas em um tipo de meteorito conhecido como condrito carbonáceo. As amostras também continham um tipo de dióxido de silício (também chamado sílica) que apenas se forma sob alta pressão.

A descoberta sugere que os quasicristais possam ter ou se originado no manto da Terra ou se formado sob um impacto gerado por alta velocidade, como o que ocorre quando um meteorito se choca com a superfície terrestre.
 "Essa evidência indica que os quasicristais podem se formar naturalmente sob certas condições astrofísicas e permanecerem estáveis em escalas de tempo cósmicas", diz o estudo.

 BBC e New Scientist



Nenhum comentário:

Postar um comentário