segunda-feira, 29 de julho de 2019

CONSTELAÇÃO DE ÓRION VENTO VIOLENTO EM TORNO DO PROTOSTAR

Orion A, uma nebulosa de formação estelar situada a cerca de 1500 anos-luz da Terra, como vista pelo Observatório Espacial Herschel da ESA.

Orion A está localizado dentro da espada de Orion abaixo das três estrelas principais que formam o cinturão da constelação de Orion.

Incorporado no ambiente gasoso e empoeirado dessa nuvem molecular está o berçário estelar prolífico chamado OMC2 FIR4 (realçado com um círculo vermelho).

Os astrônomos que estudam o OMC2 FIR4 com o Herschel descobriram que pelo menos uma das estrelas embrionárias que estão tomando forma neste casulo protoestelar está soprando um poderoso vento de partículas muito energéticas.

A inserção mostra uma ilustração do vento soprado por essa estrela recém-nascida. Quando as partículas energéticas atingem o material circundante, elas podem colidir com os átomos que estão presentes no ambiente da estrela, separá-los e produzir novos elementos.

Nosso Sol provavelmente soprou um vento similar de partículas em seus primeiros dias; isso poderia explicar a origem de um intrigante isótopo de berílio, cujos traços são encontrados em meteoritos.

Herschel Space Observatory - Caltec

Nenhum comentário:

Postar um comentário