quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CINCO PLANETAS SE ALINHAM PELA PRIMEIRA VEZ EM UMA DÉCADA NO PERÍODO DE 20.01.2016 ATÉ 20.02.2016

Pela primeira vez desde 2005, seremos capazes de ver cinco planetas (Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio) a olho nu de uma só vez.
Este alinhamento é um evento razoavelmente raro. Todos os planetas têm diferentes rotações ao redor do sol, de forma que vê-los em uma só linha é “algo que vale a pena”, de acordo com o Dr. Alan Duffy, da Universidade Swinburne em Melbourne, Austrália.
O fenômeno vai durar um mês. De hoje, 20 de janeiro, até 20 de fevereiro, será possível apreciar os cinco objetos espaciais no céu, entre o horizonte e a lua.
Como observá-los
Duffy explica que os planetas mais fáceis de serem vistos são Vênus e Júpiter. Mercúrio representa o maior desafio, porque estará muito próximo ao horizonte e ficará facilmente “escondido”.
Em ambos os hemisférios norte e sul, o melhor momento para ver os cinco planetas juntos é pouco antes do amanhecer. No entanto, é preciso procurar um local aberto com céu suficientemente escuro, coisa praticamente impossível de se encontrar em áreas urbanas. 

Assim suas melhores chances de observar o alinhamento incomum é ir para uma área remota com pouca luz.  Em seguida oriente-se a partir da lua e procure Jupíter, o primeiro da fila e um dos mais brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário