quinta-feira, 10 de julho de 2014

iPad 1.200 ANOS ANTES DA APPLE


Arqueólogos turcos descobriram o que o Discovery News chama de "iPad bizantino". Datado do século 9, a ferramenta de madeira foi encontrada entre um estaleiro de cerca de 37 navios antigos de Istambul.

A medida do "iPad" primordial é de cerca de sete polegadas, mas mais largo e feito de madeira, composto por cinco sobrepostos com painéis retangulares revestidos com cera, segundo o Discovery.

"Yenikapı é um fenômeno com seus 37 navios afundados e diversos produtos orgânicos preservados", Ufuk Kocabas, diretor do departamento de arqueologia marinha e do Projeto Yenikapi de Naufrágios da Universidade de Istambul, disse Hurriyet Daily News. Os cientistas estão escavando o local por dez anos.

O "iPad" teria supostamente sido usado pelo capitão do navio para o uso como uma ferramenta, a caixa de madeira tem uma tampa deslizante que se esconde debaixo de uma placa entalhada.

Quando você desenha na parte de correr, há pequenos pesos utilizados como uma espécie de balança de precisão, uma ferramenta muito sensível utilizada para avaliar ouro, prata e outros metais preciosos e determinar o seu valor. Esta é uma ferramenta importante para um navio mercante. Mas o primeiro 'tablet' da história tinha outros usos também.

Dados escritos em grego esculpidos na cera sugerem que o aparato foi usado para tomar notas e as tiras de couro que suportam as camadas tornam a caixa relativamente portátil também. Nada comparado com iPads modernos, mas, ainda assim, portátil para os padrões do 9o século na Turquia.

O canal Discovery afirma que "equipe de pesquisa da Universidade de Istambul está restaurando o navio, do qual 60% permaneceu em boas condições. O objetivo é deixá-lo em condições de navegar novamente até 2015. A diferença. é que dessa vez o navio contará com tecnologia de ponta da nossa época.

Green Prophet

Nenhum comentário:

Postar um comentário