sábado, 28 de novembro de 2009

ADAM KADMON O HOMEM PRIMORDIAL

Do hebraico (אדמ קדמון)
representa o Homem Primordial na Cabala.
O Homem que serviu de modelo a todos os homens.

Primordial, neste caso, não vem de primeiro numa sucessão temporal. Em qualquer que seja a tradição, todas se referem a adão como o primeiro criado a imagem de Deus, ou como reflexo do todo, do absoluto.

Simboliza o Homem Cósmico perfeito, completo, sem divisões; modelo do humano; o ser em sua totalidade original. Adão não é o primeiro no sentido temporal, numa sucessão de homens que tiveram como origem o homem chamado adão.

Adam Kadmon não significa o primeiro, mas o primordial, ou seja, aquele que veio a servir de base e fundamento para a existência de todos os outros, é o responsável pela linhagem de todos os outros que o sucedem.  Adão é o mais humano dos humanos, é o humano que serviu de modelo para todo o gênero humano.

Como diz o Gênesis:
“O Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.”

O Homem Primordial ou arquetípico é a síntese da árvore da vida, com esta representando as diferentes fases do contexto total do ser, em todos os níveis de existência e consciência. Adão, no entanto, “é aquele que comeu do fruto proibido” .

O Talmude trás a descrição de um período de 12 horas do primeiro dia de Adão.  Essas horas representam a descida de Adão na matéria, com seus doze níveis de queda sucessiva, até o nível mais baixo, o material.

O próprio corpo de Adam Kadmon
é a
Arvore Sephirothica
Abraxas do Gnosticismo
Prajapati do Hinduísmo

Adam Kadmon
é emanado de Ain Sof às sefiras inferiores
hugolapawordpress.com/2009/03/.../adao-ou-adam-kadmon

Nenhum comentário:

Postar um comentário