domingo, 16 de junho de 2013

CORO PARA CANTAR O CÓDIGO DA VIDA



r
A semelhança entre a música escrita e seqüências de DNA inspirou o autor
Os cientistas e compositores produziram uma nova obra coral em que artistas cantam partes do seu próprio código genético.
O DNA humano é composta de apenas quatro compostos químicos diferentes, o que deu músico Andrew Morley a ideia de atribuir uma nota de cada um deles.
A nova peça, Alelo, será realizada pelo New London Chamber Choir na Royal Society of Medicine em 13 de julho.
Cada um coro de 40 forte também teve seu próprio DNA decodificado.
"Eu tinha cantado bastante com coros na minha juventude e eu tenho coisas escritas a mim mesmo, e por isso eu estava ciente de que sequências de notas olhar um pouco como seqüências genéticas", explicou o Dr. Morley.
"Levou uma consulta com um compositor adequado para descobrir que era de fato o caso, e que seria possível criar algo a partir de seqüências genéticas."
O "compositor adequada" abordado pelo Dr. Morley foi Michael Zev Gordon, que foi inspirado pela idéia.
"Desde o início eu vi o código genético de duas formas: como matéria-prima que pode ser traduzido em notas, e também como uma coisa de admiração e de uma beleza extraordinária, e foi a partir de dois pontos de vista que a peça surgiu ", disse à BBC News.
Os membros do coro de 40 fortes são todos os participantes em um estudo científico.
Cada um deles teve seu DNA decodificado, a fim de ver o que é geneticamente que distingue grandes cantores do resto de nós.
Que a ciência ainda está para ser publicado, mas ao mesmo tempo, quase como um spin off, Michael Zev Gordon se transformou uma idéia simples em uma bela obra de arte através de seu arranjo criativo e uso de ritmo.
Para começar, não há uma única voz cantando uma frase rítmica simples, mas como se desenvolve a peça, mais vozes participar - transmitindo a idéia biológica de replicação e reprodução.
Em seu clímax, cada membro do coro está cantando o seu próprio código genético único - resultando em todos cantando uma canção sutilmente diferente.
O condutor da peça, James Weeks, diz: "Para mim, é uma evocação da maravilha extraordinária que é o genoma."
Pallab Ghosh - Ciência correspondente da BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário